segunda-feira, 17 de maio de 2010

No meu tempo não tinha isso....

Talvez até tivesse mas ou eu não percebia, ou eram coisas muito mascaradas. Estou falando daquilo que a Rede Globo, através de seus folhetins super modernos tem tentado espalhar por ai como sendo a coisa mais natural do mundo. Olha eu não me considero uma pessoa preconceituosa até acho que tenho a mente bem aberta. Acho que todo mundo deve ser o que é, da forma que deseja ser e sem se importar com o que os outros vão pensar.
No entanto, essa história de relacionamento a três já é moderno demais para mim. Eu não consigo conceber como é possível existir uma relação amorosa saudável entre três pessoas. Até entre duas já é complicado, imagina com uma terceira.
Não estou falando aqui dos fetiches sexuais que muitos casais possuem levando para cama uma terceira pessoa, aí estamos falando de sexo, puro e simples e não de relacionamento.
E qual é a diferença? Quando é apenas sexo existe um relacionamento entre duas pessoas que teoricamente se amam e que, pelos mais diversos motivos, desejam uma terceira pessoa , para esse momento. Depois da transa a terceira pessoa vai embora e acabou. No relacionamento a três, o trio divide tudo, convivem com igual intimidade.
Acho inconcebível. Podem me tachar de puritana ou qualquer coisa do tipo mas, sinceramente, para mim isso é uma falta de vergonha (como diria minha Avó).

Não sei mas, percebo cada vez mais forte nos meios de comunicação (televisão principalmente) uma tentativa de naturalizar as coisas em nome de uma "modernidade" aparente.
Então trios está na moda, duplas são antiquadas. Trair está super na moda. Mulheres modernas traem, homens modernos traem muito mais e tudo isso é natural, aceitável, aplaudido.

Estou aqui me referindo especificamente a novela que graças a Deus acabou de acabar, Viver a Vida. Nossa, que valores uma novela como essas quis passar? Se de um lado levantava uma bandeira super importante com relação a acessibilidade e contra o preconceito, de outro desmoralizou a família de todas as formas. Mostrou personagens sem escrúpulos, infiéis, fez uma verdadeira apologia ao sexo fora do casamento como algo absolutamente moderno e digno de ser copiado.
E o pior é pensar no poder massificador que uma novela como essas tem. Capaz de influenciar a adoção de valores totalmente desvirtuados em muitas pessoas por aí.  

Depois vejo pessoas se perguntando o que está acontecendo com as crianças e adolescentes de hoje. A resposta está aí na nossa cara. Elas estão todas aprendendo a "viver a vida" pela ótica de Manoel Carlos. E isso é uma lástima.

Nenhum comentário: